segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Maçã do Amor de Adulto

 Eu acho que se me pedissem para descrever a vida em forma de analogia, eu usaria uma 'maçã do amor' para fazê-lo, afinal, o que pode ser mais fiel à realidade do que algo que não é o que parece ser? 

 Eu não lembro da primeira vez em que comi uma maçã do amor, mas me lembro bem de como foi o momento em que eu pude observar a realidade -nua e crua- do que realmente é a vida... e imagino que a sensação seja a mesma.

 Gosto de usar essa analogia por motivos óbvios: Quando uma criança encara uma maçã do amor pela primeira vez, ela imagina que aquele é o ápice de sua vida no quesito "guloseimas"; Imagina-se que aquele monte de açúcar caramelado só pode ser recheado de algo ainda mais doce, e ainda mais gostoso... algo que os seus pais nunca o deixaria comer no café da manhã ou como sobremesa de um dia comum na semana. Após refletir(mesmo que por milésimos de segundos) sobre esse orgasmo em forma de doce, o jovem humano se prepara para dar a mordida decisiva e finalmente conhecer o lado bom do paladar, e finalmente o faz... mas espere! Isso é uma maçã?  O tempo todo estavam apenas mascarando uma coisa sem graça e saudável? "Fui enganado!" Pensa em silencio o inocente jovem. Mas o que fazer a respeito? A mordida foi dada, o encanto se perdeu, e inevitavelmente a sua esperança de morrer de felicidade por ter comido doce demais vai por água a baixo.

 Assim também é a vida. Quando estamos entrando naquela idade em que achamos que sabemos tudo, que criamos planos mirabolantes para serem executados após a maioridade, nós mal sabemos o quão amarga será a mordida que está por vir. É natural imaginarmos que o mundo é feito de açúcar, que a vida é recheada de coisas boas, que as pessoas tem boas intenções; Afinal, é isso o que nos contam quando somos crianças. Essa é a casca na nossa maçã do amor de adulto. E depois que a mordemos não há mais volta; O único jeito é continuar comendo, e torcer pra que por mais amarga que seja, essa maçã pelo menos te ajude ter uma alimentação saudável e a emagrecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo de construtivo, por favor...