segunda-feira, 28 de maio de 2012

Quem Escreve o Seu Livro da Vida?


  Hoje eu quero falar sobre um assunto que tem me incomodado bastante nos últimos anos: a religião; Não quero falar sobre a eterna luta entre a religião e o mundo científico, eu quero falar sobre a questão social.
 Eu entendo perfeitamente a "necessidade" que algumas pessoas sentem em acreditar que tem algum tipo de proteção divina, ou de que elas tem alguma chance de burlar a morte. Olhando por um lado, a religião trás inúmeros benefícios para a pessoa que a segue, independente da religião em que se trata, todas elas proporcionam uma falsa esperança e conforto aos seus seguidores; Mas até que ponto essa comodidade, esse "suporte" divino podem ir, sem tornar os fiéis pessoas acomodadas? 
 Muita gente tem a idéia na cabeça de que um deus está cuidando delas, tomando as rédias de suas vidas e que por isso, elas não precisam se preoculpar com a vida que segue. É boa a ilusão, mas qualquer tipo de ilusão só é favorável na sua cabeça, se você não agir, nada na sua vida mudará.
 A religião, em especial o Cristianismo(falarei aqui do Cristianismo, por ser a religião predominante na sociedade em que eu vivo), tem sido responsável por inúmeros casos de violência, intolerância e até suicídio por todo o mundo. Essa é a parte da religião que me faz perder o sono, eles sempre tem alguma coisa para condenar. Muitos pregam o amor, mas praticam a exclusão.
 A religião limita a vida das pessoas, chega ao ponto em que alguns param de viver, porque realmente é impossível fazer a sua própria vontade sem ter medo de ser condenado a um castigo eterno. Tenho visto(e vivido) muitos casos em que pessoas se privam da felicidade por causa do medo, elas tem medo de serem punidas, medo das possíveis consequencias dos seus desejos. Que amor é esse? Amor gera medo? Já recebi inúmeros adjetivos pelo fato de ser ateu, e o mais comum é: desprovido de moral!
Moral, é engraçado ouvir uma pessoa que segue religião falando de moral.
 Eu não mato porque eu respeito a vida, não porque se eu o fizer, um deus irá me punir! E da mesma forma, eu não limito a minha felicidade, nem as minhas experiências de vida por medo de passar a eternidade em um lago de fogo.
 Mesmo que eu acreditasse no deus bíblico, eu não o seguiria. Passar a eternidade em um inferno te torna mais digno de respeito do que passar a eternidade em um paraíso, porque para passar a eternidade em um paraíso, você tem que mentir pra si mesmo durante toda a sua vida, tem que fingir que não sente vontade de viver certas experiências, e até mesmo, tem que matar todo e qualquer sentimento contrário que possa existir em você, mesmo que esse sentimento seja o amor.
 Falando em morte, será que é possível contar quantas pessoas no mundo já mataram e morreram por causa do julgamento feito pela religião? Eles dizem quem você deve ser, e você, sendo apenas uma marionete, segue o roteiro de vida escrito a milhares de anos atrás, para pessoas preconceituosas, sem amor e sem respeito à vida.
 Não condeno de forma alguma quem segue algum tipo de religião, eu só gostaria que você pensasse bem antes de aceitar que o medo dominasse a sua vida, não seja covarde, questione a sua religião! A liberdade pregada, não é a liberdade praticada. Ninguém é livre pra escolher quando as únicas opções que se tem são "o castigo eterno" ou "a infelicidade e o medo". Eu escolhi controlar a minha vida, eu escrevo as páginas do meu livro da vida. 


*Originalmente escrito em 24/03/2012